Dia Mundial da Visão




Na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano no dia 12 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da visão. É uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde desde 1998, que tem como objetivo chamar à atenção para os problemas associados à visão, tais como a cegueira e a baixa visão. Este ano o tema foi “Love Your Eyes at Work” (Ama os Teus Olhos no Trabalho).

É importante referir, que segundo a Organização Mundial da Saúde:

- a deficiência visual ou a cegueira afeta pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas, mais de um quarto da população total mundial;

- cerca de mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou que poderia ser tratada;

- 800 milhões de pessoas têm problemas na realização das suas atividades diárias apenas porque não têm acesso a um par de óculos;

- estima que em 2050 metade da população será míope devido às crianças e jovens estarem cada vez menos tempo ao ar livre e cada vez mais com os olhos postos nos telemóveis, computadores, tablets e consolas.

Neste dia, pretende-se sensibilizar e motivar a população para a importância da prevenção dos problemas visuais e da realização de rastreios visuais regulares. Assim, durante os dias 10 a 20 de outubro realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária Abade de Baçal, um rastreio da visão ao longe, utilizando a Tabela de Snellen, e o Teste das Cores de Ishihara, para diagnosticar o Daltonismo.


Para além dos rastreios, houve cartazes informativos sobre alguns cuidados a ter com a visão, sinais e sintomas de alerta, uma exposição de ilusões de ótica e no dia 12 de outubro, decorreu um Workshop sobre acessibilidades no sistema operativo Windows, Word e PowerPoint.

No dia 12 de outubro, os utentes da APADI deslocaram-se à Biblioteca da Escola Secundária Abade de Baçal onde participaram, com muito interesse, nas atividades do Dia Mundial da Visão. A presença de alunos, professores e assistentes operacionais também revelou curiosidade por esta temática.

Foram realizados 155 testes e foram identificados 58 alunos (38%) com possíveis problemas visuais ou lentes desatualizadas.

Esta atividade, organizada pela professora de Educação Especial, no domínio da Visão, Celina Ferreira, teve a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar, da Equipa PADDE, da Equipa de Educação para a Saúde, do Departamento de Matemática e Informática e do Departamento de Ciências Experimentais.

Visualização do dia



Sem comentários:

Enviar um comentário